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segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

REVISTA LIÇÕES DA PALAVRA DE DEUS - REPRESENTAÇÕES DO CRISTÃO
LIÇÃO 2: O CRISTÃO COMO SERVO
T.B.B. : Rm 6,16-18, 20-22 e Cl 3,23;24
 __ Um Otimo tema para estudo, porem pouco explorado pelo comentarista da Revista.
Comecei a lição pelo "final", pois nos 1º topicos não vamos tratar do cristão como servo mas sim do Senhor do servo, depois da leitura do Texto biblico, como é de costume, fiz umas pergntas para classe do tipo: o que é um servo? diferença de servo e escravo? e na lição passada aprendemos que recebemos a adoção de filhos, mas agora somos escravos???
 Sempre que falamos de Escravo lembramos da situação dos Afrodescendentes no Brasil, mas no passado biblico, haviam escravos que serviam seus senhores por amor e respeito a ele(Dt 15,12-18). depois destes comentarios inicie os topicos. Eu dei muita liberdade para classe comentar pois dividi essa lição em duas aulas, foram 2 domingos, a 1ª ate o topico 3 e trata das qualidades e atributos do Senhor, e a outra do 4 em diante que é que trata de Servo.

A varios Exemplos de Servos e Escravos na biblia e o mais conhecido exemplo foi o de José, então trabalhe em cima disso, a lição não nos fornece muitas referencias então tire os exemplos da atualidade,
fale de serviço remunerado, serviços na casa de Deus, a origem da palavra servir é ministrar, serviço= ministerio, servo é um ministro.
O que deve ser enfatizado é que Ser servo de Deus não é deixar de servir aqui na terra! temos o exemplo de nosso mestre, ele lavou os pes do seu servos (jo 13, 14-16), temos que saber que servimos alguem muito mais digno de Honra e gloria do que nossos patrões, mas não é por isso que vamos desonrar los, é um privilegio enorme servir ao Senhor do universo, não somente de palavras e aparencia, mas em espirito e em verdade.
Essas são algumas dicas para desenvolver a aula para esta lição, estude a situação da sua classe, pois o cada situação é peculiar. Não adianta eu colocar aqui tudo que falei e ser repetido depois, minha ideia é compartilhar e não manipular a aula de outrem.


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